terça-feira, 23 de junho de 2015

Origem do Pecado

   


http://minhatrilhaa.blogspot.com.br/2014/12/caos.html
 Ao olharmos para o mundo hoje vemos morte, destruição e tristeza sem fim. Algumas pessoas simplesmente colocam a culpa em Deus dizendo que Ele é o culpado por deixar que todas estas coisas aconteçam. Mas será que eles estão certos?será que a culpa é realmente de Deus? estas perguntas responderemos a seguir.

    
     A bíblia fala do pecado em dois momentos:
1º No Céu, como se originou o pecado? quem foi o primeiro pecador? quais foram as consequências do pecado no céu?
 2º Na Terra, como se originou o pecado na terra? quais foram as consequências do pecado na terra? qual foi proposta de Deus para solucionar problema do pecado? qual será o fim do pecado?

Para que possamos começar a falar sobre este assunto é importante fazer algumas perguntas; "É a luz que cria as trevas? ou é o objeto que se apõe a ela? deixemos que a bíblia responda estas perguntas.



1º No céu


Como se originou o pecado?


    É impossível explicar a origem do pecado de maneira a dar a razão de sua existência. O pecado é um intruso, por cuja presença nenhuma razão se pode dar. É misterioso, inexplicável; desculpá-lo corresponde a defendê-lo. Se para ele se pudesse encontrar desculpa, ou mostrar-se causa para a sua existência, deixaria de ser pecado. Ellen G. White
    Não conseguimos entender quais foram as causas que deram margem a existência do pecado, a bíblia não nos revela, mas podemos ter certeza de que o pecado não se originou na terra, mas no lugar mais improvável que se poderia imaginar, ele surgiu em um lugar santo, próximo de Deus, ele surgiu no céu.
    O profeta Ezequiel escreveu: "Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti" (Ezequiel 28:14,15)
    Ezequiel 28:14 nos revela que o primeiro pecador estava no monte santo de Deus ou seja a morada de Deus. Ele vivia com Deus, todos os atos dele era perfeito até que se achou iniquidade nele. Através deste texto Deus revelou a humanidade que o pecado de originou no céu.


Quem Foi o Primeiro Pecador?

    O livro de Ezequiel 28:14,15 deixa bem claro o primeiro pecador foi um querubim ungido por Deus para cobrir, apesar que a bíblia não deixa claro o que seria este tipo ser celestial,  podemos concluir que os querubins representavam a presença de Deus, isso podemos perceber ao observarmos o tabernáculo e o templo, ambos possuíam varias representações de querubins. Também  sobre a arca da aliança foram colocados dois querubins e uma luz brilhava entre eles quando Deus estava presente. Êxodo 25:17-22; 26:1,31; 36:8; 1 Reis 6:23-35; 7:29-36; 8:6-7; 1 Crônicas 28:18; 2 Crônicas 3:7-14; 2 Crônicas 3:10-13; 5:7-8; Hebreus 9:5. Talvez daí que se é retirado a expressão "ungido para cobrir" ele protegia a lei de Deus e anunciava a sua presença como os anjos que estavam sobre a arca.
http://7todaverdade.blogspot.com.br
/2010/05/origem-do-mal.html

    O profeta Isaías escreveu mais detalhes sobre este querubim, "Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! Isaías 14:12". Este texto foi escrito como profecia para o rei da babilônia, que cometia o mesmo pecado que o querubim, então Deus nos revelou mais sobre este anjo através de comparação do rei da babilônia com o anjo. 
    Outra coisa que é importante frisar é que possivelmente este nome Lúcifer não seja o verdadeiro nome deste querubim, pois o nome Lúcifer é um nome em latim que significa portador de luz e a bíblia não foi escrito em latim foi escrita em Hebraico, grego   e alguns textos em aramaico. alguns historiadores afirmam que o nome lúcifer entrou na bíblia por erro de tradução.  Jeronimo ao traduzir a bíblia para o latim cometeu um erro e ao invés de traduzir a palavra hebraica helel como "estrela da manhã" traduziu como lúcifer portador de luz. Mas para melhor compreensão do estudo o chamaremos de lúcifer.
   “Lúcifer era o querubim cobridor, o mais exaltado dentre os seres criados. Sua posição era a mais próxima do trono de Deus, e ele se achava intimamente vinculado e identificado com a administração do governo de Deus, havendo sido ricamente dotado com a glória de Sua majestade e poder.” A Verdade Sobre os Anjos, págs. 27, 28
    Os profetas Ezequiel e Isaías nos revelam quais foram os pecados de Lúcifer, "Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti."(Ezequiel 28:17) "E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo." (Isaías 14:13,14) O pecado cometido por ele foi a cobiça, por causa do seu resplendor ele começou a cobiçar o trono de Deus e esta cobiça fez com que o pecado surgisse no universo.


Quais Foram as Consequências do Pecado no Céu?

http://www.cyocaminho.com.br/6Praga.html
    O livro de João nos traz: "Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.” João 8:44 
    Lúcifer não se firmou na verdade e começou a espalhar mentiras no céu, enganando outros anjos e formando uma rebelião contra Deus, por isso neste texto ele é chamado de diabo que significa "enganador",não sabemos quanto tempo durou, mas a situação lá chegou a um ponto que Deus teve que intervir. "E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele." Apocalipse 12:7-9
    A situação no céu tornou-se insuportável em tão Miguel e seus anjos lutaram contra Lúcifer, não sabemos quanto tempo durou nem quais foram as armas utilizadas nesta batalha, mas as suas consequências serão eternas. A partir deste momento Lúcifer recebeu mais um nome ele começou a ser chamado de Satanás que significa "adversário", a partir desta batalha ele começou a ser o adversário de Deus. Deus não criou Satanás, Ele criou Lúcifer um anjo de luz que se transformou em satanás o adversário de Deus.
     Mas porque Deus não destruiu satanás ao final desta luta? se Deus tivesse destruído Lúcifer os seres Celestiais não seguiria a Deus por amor, mas por medo de serem destruídos, outro motivo seria que se o destruísse naquele momento algum anjo talvez ficasse em duvida e começasse a pensar que Lúcifer estava certo por isso Deus o destruiu e desta forma o mal se levantaria mais uma vez. Deus teve que deixar o pecado seguir o seu próprio percusso para que todo o universo chegassem por si mesmo a conclusão de que Satanás estava errado e testemunhassem o quão terrível é o pecado. Desta forma o mal não se levantará outra vez. Naum 1:9 
    Após a guerra satanás e seus anjos que se resumia em um terço dos anjos do céu (apocalipse 12:4) foram expulsos do céu e vieram para a terra. (apocalipse 12:9; Lucas 10:18)


2º Na Terra



Como se Originou o Pecado na Terra?



http://ograndedialogo.blogspot.com.br
/2014/04/genesis-estudo-019-genesis-36-parte-018.html
   Após a queda de Lúcifer e seus anjos do céu Deus iniciou aquilo que ele mais gostava que é criar. Então Deus veio a terra e começou a semana da criação (gênesis 1), ao terminar a criação Deus deu uma ordem para Adão "E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Gênesis 2:16,17
   Um certo dia Eva andando pelo jardim ela se aproximou da arvore que Deus havia ordenado que não comesse e viu algo muito estranho uma serpente falante "Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis." Gênesis 3:1-4 
    Satanás ao perceber que a mulher estava se aproximando da arvore proibida se transformou em serpente (apocalipse 12:9) e  foi tentar a mulher. Conversando com Erva ele tentava achar uma brecha nas palavras dela foi quando Erva alterou as palavras de Deus, pois Ele em momento algum disse que não poderia tocar no fruto. Satanás tocava no fruto para mostrar que não morreriam ao tocar no nele e neste momento satanás a tenta dizendo que se eles comessem seriam como Deus e não morreriam. Desta mesma forma ele tenta nos conduzir ao erro, transformando-se em outros seres, mostrando e falando aquilo que mais desejamos, encobrindo as consequências e ensinando suas falsas doutrinas.
    Erva comeu o fruto e deu Adão e ele comeu, o pecado não entrou no mundo por cauda de Erva, mas por culpa de Adão, pois Deus deu a Ordem de não comer do fruto a ele e não a Erva (Gênesis 2:16-18) pois só depois de Adão comer do fruto foi que o eles perceberam que estavam nus (Gênesis 3:5,6) o pecado de Erva foi o mesmo pecado de Satanás, cobiçar ser igual a Deus, e o pecado de Adão foi desobedecer a Deus comendo o fruto proibido, amando mais sua esposa do que a Deus.

Quais foram as consequências do pecado na terra?

www.jw.org
    Após a queda do homem Deus foi procura-lo e ele se escondeu, a partir de então o ser humano começou a ter medo do seu criador (Gênesis 3: 8-10). Deus agora disse quais seriam as consequências da sua desobediência  primeiro para a serpente: Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. (Gênesis 3:14) A partir de então a serpente perderia sua forma original e passaria a rastejar. Depois para a mulher: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. (Gênesis 3:16) A partir daí ela começaria a sentir dores durante o parto e seria submissa ao marido. Por ultimo o homem: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. (Gênesis 3:17) A terra se tornaria amaldiçoada por causa dele, pois Deus tinha deixado a terra aos seus cuidados e agora teria que sofrer gastando o seu suor para poder permanecer vivo. 
    Deus não poderia mais deixar a humanidade no Éden então teve que expulsa-los, pois se permanecessem no jardim e continuassem a comer o fruto da arvore da vida viveriam para sempre e seriam eternos pecadores.(Gênesis 3: 22-23)

Qual Foi Proposta de Deus Para Solucionar o Problema do Pecado?


http://jeancosta.net/portal/referencias/passagens
-biblicas/gn-3-15-esta-te-ferira-a-cabeca
    Como o salario do pecado é a morte (Romanos 6:23) alguém teria que morrer no lugar dos seres humanos, então Deus fez o primeiro sacrifício pegou a pele deste animal sacrificado e fez vestis para Adão e Erva (gênesis 3:21). foi assim que surgiu o sistema sacrifical, onde um animal morreria no lugar do pecador, mas Deus prometeu para o homem que isto não seria para sempre "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." (Gênesis 3:15) Está é a primeira profecia da bíblia, Deus prometeu para a humanidade que enviaria alguém que seria descendente da mulher que esmagaria a cabeça de satanás, mas seria ferido por ele. Está pessoa já veio, não foi um anjo nem outro ser celestial comum, foi o próprio Deus que recebeu ferida na cruz, ressuscitou e breve virar para esmagar a cabeça da serpente (romanos 16:20).
    Jesus cristo é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29) ele veio morrer por mim e por você para que todo aquele que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna (joão 3:16). 

Qual Será o Fim do Pecado?


    Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo. (Apocalipse 12:12)
    Satanás está irado pois sabe que pouco tempo lhe resta, ele e seus anjos serão lançados no fogo (apocalipse 20:10,13) e o mal não mais existirá, mas enquanto esse dia não acontecer ele descerá com toda a sua ira sobre aqueles que guardam os mandamentos de Deus e tem a fé em Jesus.(apocalipse 12:17) 
    Está na hora de você decidir de qual lado está de Deus ou de satanás, está guerra está chegando ao fim.
    Deus não é o culpado por toda esta destruição e morte no mundo, a culpa de tudo isso é do pecado. Deus não criou satanás Ele criou Lúcifer e este se corrompeu. A luz não cria as trevas, mas o que cria as trevas é o objeto que se opõe a luz. Deus quer te salvar, quer colocar seu nome no livro da vida mas cabe você o aceitar.

Referencias

livro:A verdade sobre os anjos
livro:O grande conflito


Nenhum comentário:

Postar um comentário