terça-feira, 9 de agosto de 2016

Com Deus não se brinca



            No dia 10 de Abril de 1912 zarpou da Inglaterra com o destino a EUA um dos maiores navios transatlânticos já construído, o nome dele era RMS Titanic. Segundo reza a lenda, pois não pode ser comprovado, um dos engenheiros afirmou que o navio era tão resistente que “Nem Deus Afundaria”.
            O navio possuía 53m de altura, 269m de comprimento e 28 metros de largura. Os passageiros totalizavam na primeira e única viagem 1316 passageiros abordos sendo 325 na primeira classe, 285 na segunda e 706 na terceira e quase 900 tripulantes.
            Nos dias seguintes da partida o navio recebeu vários avisos de iceberg, grossas camadas de gelo e densa névoa, mas apenas algumas delas foram passadas para o capitão. No dia 14 de abril o navio “Californian” enviou uma mensagem falando de vários icebergs, mas mandaram ele calar a boca para enviar mensagens dos passageiros para o continente, então a tripulação do californian desligou o rádio.
            Dois dos tripulantes avisam que havia um iceberg à frente, mas as providencias demoraram a ser tomadas e o capitão mandou desligar o motor para que desse tempo do navio fazer a manobra, contudo, as medidas tomadas não foram eficazes e o navio se chocou com o iceberg as 23:40h. Na parte superior do navio não se via muitas avarias, entretanto, os estragos eram maiores do que se podia ver. Em apenas 15 segundos toneladas de agua entraram em vários compartimentos. Então os engenheiros perceberam que o navio estava condenado e pediu que começasse a evacuação do navio.
            O capitão ordenou aos tripulantes que pedissem para os passageiros irem ao convés, todavia, muitos não quiseram ir porque não sabiam do que se tratava. Logo o navio começou a se inclinar então ficou evidente para muitos que o navio estava afundando.
            Para a evacuação o capitão pediu para que se colocasse primeiro as mulheres e as crianças, mas ninguém sabia ao certo a capacidade dos botes, pois não se havia feito nenhum treinamento desde a partida o que levou muitos botes irem com menos da metade de sua capacidade. Mensagens de SOS foram enviados para vários navios, mas uns erros na comunicação fizeram com que os navios de resgates fossem para o local errado e o navio Californian que possivelmente estaria mais próximo estava com o rádio desligado. Em uma tentativa de chamar a atenção começaram a soltar fogos, mas ninguém conseguia entender o seu significado.
            As pessoas da primeira e segunda classe rapidamente conseguiram chegar ao convés, contudo as de terceira não tiveram tanta facilidade, pois normas americanas mandavam colocar grades separando a terceira classe das demais. O pânico tomou conta da situação e os violinistas tocavam para acalmar as pessoas até que a inclinação do navio os impedisse de ficar em pé. Quando não mais se avistava mulheres no navio foi dada a ordem “Cada homem por si”, então muitos se lançavam nos botes que restavam e se jogavam nos botes que estavam sendo baixados.
O ângulo do Titanic começou a aumentar rapidamente por volta das 2h15min já que a água estava entrando em partes anteriormente intactas através de escotilhas abertas.  A popa do navio se ergueu no ar enquanto a proa ficou totalmente submersa, com sobreviventes afirmando terem ouvido um enorme estrondo vindo de dentro da embarcação. Após mais um minuto as luzes doTitanic piscaram e se apagaram completamente, deixando todos na escuridão. Alguns minutos depois o navio se partiu em dois, então desceu rapidamente para o fundo do mar às 2:20h.
Alguns botes voltaram para buscar sobrevivente, mas poucos foram encontrados. O resgate só veio chegar às 4:00h muitos dos resgatados estavam feridos e com sintomas de hipotermia o que levou a muitos morrem nos dias seguintes.
O naufrágio do Titanic é considerado até os dias de hoje como o maior acidente marinho em tempo de paz da história. E serviu para que as leis marítimas fossem modificadas tal qual existem hoje.
Não podemos dizer que foi Deus quem causou o naufrágio, mas podemos dizer que se o engenheiro do navio realmente disse que “nem Deus afundaria” o Titanic ele estava desafiando Deus, tirando uma brincadeira de mal gosto.
Na bíblia podemos encontrar outros exemplos de pessoas que brincaram com Deus e se arrependeram o primeiro caso que veremos está em 2 Reis 18:29-35


Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar da sua mão; Nem tampouco vos faça Ezequias confiar no Senhor, dizendo: Certamente nos livrará o Senhor, e esta cidade não será entregue na mão do rei da Assíria. Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assíria: Contratai comigo por presentes, e saí a mim, e coma cada um da sua vide e da sua figueira, e beba cada um a água da sua cisterna; Até que eu venha, e vos leve para uma terra como a vossa, terra de trigo e de mosto, terra de pão e de vinhas, terra de oliveiras, de azeite e de mel; e assim vivereis, e não morrereis; e não deis ouvidos a Ezequias; porque vos incita, dizendo: O Senhor nos livrará. Porventura os deuses das nações puderam livrar, cada um a sua terra, das mãos do rei da Assíria? Que é feito dos deuses de Hamate e de Arpade? Que é feito dos deuses de Sefarvaim, Hena e Iva? Porventura livraram a Samaria da minha mão? Quais são eles, dentre todos os deuses das terras, que livraram a sua terra da minha mão, para que o Senhor livrasse a Jerusalém da minha mão?

            O rei Senaqueribe desafiou diretamente o Deus de Israel, então Deus tomou como pessoal o desafio. Naquele tempo se um rei derrotava outro dizia que o deus de quem vencesse era maior que o outro. Por isso o rei da Assíria cita outros deuses que não protegeram as suas cidades. Porém Deus não deixou isso em branco e respondeu a mandou a uma mensagem a Ezequias que está em 2 Reis 19:6,7 que diz:

E Isaías lhes disse: Assim direis a vosso senhor: Assim diz o SENHOR: Não temas as palavras que ouviste, com as quais os servos do rei da Assíria me blasfemaram. Eis que porei nele um espírito, e ele ouvirá um rumor, e voltará para a sua terra; à espada o farei cair na sua terra.

            No final deste capitulo nós vemos a mão de Deus agindo contra o Rei da Assíria.

Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram cadáveres. Então Senaqueribe, rei da Assíria, partiu, e se foi, e voltou e ficou em Nínive. E sucedeu que, estando ele prostrado na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o feriram à espada; porém eles escaparam para a terra de Ararate; e Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar. 2 Reis 19:35-37

            Outro exemplo que podemos citar é o de Nabucodonosor rei da Babilônia este relato está em Daniel 3:15-19:


Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos? Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.

            O rei desafiou diretamente a Deus quando falou “E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?” no momento de raiva ele disse que nem Deus poderia livra-los das mãos dele e mandou aumentar o calor da fornalha sete vezes, o objetivo de aumentar tanto o calor não era para queles sobressem, mas para que eles fossem tomados tão rápido pelo fogo que não desse tempo de Deus agir. Contudo, Deus livrou eles da fornalha ardente:
E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente. Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei. Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus. Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo. E reuniram-se os príncipes, os capitàes, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles. Daniel 3:23-27

            Todavia, podemos hoje também está brincando com Deus. Jesus falou em Lucas 11:23: “Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.”

            Talvez esteja falando com alguém que está em cima do muro, não se decidiu de que lado quer ficar, porém tenho uma mensagem para você Deus não tem agente secreto para viver disfarçado sem revelar sua identidade de cristão. Você deve tomar sua decisão, você não pode ficar brincando de irmão Raimundo que tem um pé na igreja e outro no mundo. Com Deus não se brinca e está é a hora desta sua brincadeira acabar. Escolha de que lado você vai querer está antes que seja tarde demais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário