segunda-feira, 26 de setembro de 2016

APPS para a vida: A fé


            Olá, há algumas semanas atrás começamos uma série de sermões com o titulo “APPS Para a Vida”. E hoje, trouxe para vocês uma curiosidade. Quais são os aplicativos considerado como os mais inúteis? O que está no topo da lista é um chamado de “Hair Clipper Prank”, em que aparece na tela uma maquina de cortar cabelo e faz o barulho dela. O segundo, Simulador de laser pointer x2, que faz o barulho de um lazer. Terceiro, iBeer  que tenta imitar o som da cerveja a ser bebida. O quarto, Ventilador que imita o som de um ventilador. O último, o “Fumando cigarro virtual” ele imita as reações do cigarro ao ser tragado.
            O Intuito desta série é o contrário desses aplicativos. Iremos conhecer os aplicativos que são indispensáveis para a vida e nós já vimos dois. O primeiro, a bíblia e o segundo, a oração. Hoje faremos de outro aplicativo fundamental para a nossa vida, este aplicativo é a “FÉ”.
            Antes de começarmos a falar sobre a fé, gostaria de refletir um pouco com vocês sobre a vida. Vivemos em um mundo cheio de paradoxos. Alguns passam a vida inteira correndo atrás de um objetivo, enquanto outros pensam que a vida não faz sentido por já terem conseguido tudo o que sonharam. Em certo ponto da nossa vida, começamos a se perguntar: será que realmente Deus existe? Será que vale apena ir ao encontro dEle?
Irmãos, aqueles que preferem não acreditar na existência de Deus, geralmente, acusam os que creem de irracionais. Mas será que somos? Na verdade, aquilo que cremos guia as nossas ações.
Existem razões para demostrar fé que vão além de meras evidencias. Pensem comigo, imaginem que estamos na final da copa do mundo. Os times são: Brasil e Alemanha. O jogo se estende até os pênaltis, e pênalti após pênalti a pressão aumenta. Chega, então, a vez do último pênalti que será batido por Neymar, mas ele diz para você: “Eu não vou conseguir. Contudo, outro jogador lhe diz: “eu consigo”. O que você faria? Não é uma questão de estatística, essa é a sua única chance.
Algo que é inerente a todos os seres vivos é a morte. Ao nascemos começasse a contar um cronometro de forma regressiva e a única coisa que faz sentido para a existência humana é acreditar em alguém que é maior que a vida e a morte. Mas, precisamos seguir um caminho para se encontrar com esse ser e esse caminho chama-se “FÉ”.
Mas, como ter uma fé concreta? Como utilizar este aplicativo em nossa existência? Muitas pessoas acham que tem fé, contudo, não sabem o significado desta palavra.
Na bíblia está escrito: “Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!” (2 Coríntios 13:5). Ou seja, pergunte a si mesmo.
Contudo, como teremos certeza que é uma fé autentica? Gostaria de sugerir aos irmãos 5 aspectos de uma fé autentica. A primeira, a fé é mais do que vemos. A mais conhecida definição de fé está em Hebreus 11:1 que diz: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hebreus 11:1). Gostaria que vocês guardassem duas coisas dessa frase: “certeza” e “não vemos”.
A bíblia nos ensina que fé é acreditar mesmo sem ver o que virá.  Muita gente diz por aí que precisam ver para crer, mas a bíblia diz o contrário, devemos crê para ver. Isso significa que devemos acreditar antes mesmo que tenhamos provas concretas que aquilo que esperamos irá acontecer. Existem momentos na nossa jornada com Deus que a única coisa que podemos fazer é ter fé e esperar Deus agir. Crê antes de ver! Será que isso é possível?
Gostaria de compartilhar com os irmãos uma história maravilhosa que está no livro de Genesis a partir do capitulo 12 (verso 1,2) que diz: ‘Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. "Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção”. Isso seria como se Deus dissesse para vocês: “vá pegue o primeiro ônibus que você vê e só dessa quando eu mandar? E quando alguém perguntar diga: “foi Deus que mandou eu estar aqui”.
Porém, Deus prometeu a Abraão que lhe daria uma grande benção e ele seria uma grande benção. Todavia, a parte mais importante encontramos no novo testamento que diz: “Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo” (Hebreus 11:8). Abraão teve que crer para ver.
Com certeza não foi fácil para Abraão deixar aos 75 anos a casa de seu pai para um lugar onde nunca tinha visto. Mesmo assim, Deus chama Abraão para a maior aventura de sua vida. Ainda mais, Abraão era um homem rico com vários animais e servos o que dificultaria ele sair da sua cidade com tantas coisas para um lugar que ele nem sabia onde era. Então você iria?
Gostaria de ler o texto novamente e ele diz: “Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo” Hebreus (11:8) gostaria que vocês nunca esquecessem da palavra principal do texto que é “Obedeceu”. Aqui está o segredo, Abraão obedeceu mesmo não vendo onde iria chegar. A fé autentica demanda obediência mesmo quando não vemos. O Grande problema é que a maioria das pessoas querem ter a certeza, uma garantia que serão bem-sucedidas antes de arriscar qualquer coisa. Exercer fé sempre envolve risco. É por isso que devemos crê antes de ver.
Ao olharmos para história vemos diversos casos em que aconteceram coisas que se acreditavam que era impossível, mas alguém acreditou que era possível e fez. Fé é acreditar que Deus pode transforma o sonho em realidade. Contudo, nada acontece antes que alguém creia nisso.
O segundo aspecto, a fé é mais de que entendemos. Continuando o texto anterior encontramos: “Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa. Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus.” (Hebreus 11:9,10). Gostaria que os irmãos guardassem outras partes que são: Terra prometida e promessa.
Essas palavras são importantes, pois nos mostra que devemos crê mesmo sem entender. Em outras palavras, devemos basear as nossas vidas em grandes promessas e não em grandes explicações. Precisamos entender que Deus, muitas vezes nos pede grandes coisas sem dar a menor explicação para podemos desenvolver a nossa fé. Com certeza não foi fácil, ainda mais esperando tanto tempo para o cumprimento da promessa, o que durou três gerações que moraram em tendas.
Eu não sei vocês, mais para mim os maiores problemas são aqueles que parecem não ter fim, são aquelas dificuldades que parecem que vão durar para sempre e diante dessas dificuldades devemos aprender três coisas. A primeira, devemos esperar. A Segunda, esperar e a terceira, esperar.
Às vezes, perguntamos a Deus: Senhor quando esse tormento vai acabar? Como faço para não ter essas ideias? E mesmo com essas dúvidas, nunca esqueça disso, Abraão jamais voltou para a casa de seu pai.
Quantos de nós estão numa situação parecida? Estamos esperando, esperando e pergunta “porque senhor?”. Devemos entender que a fé verdadeira nos faz crê mesmo quando não enxergamos ao nosso redor.
O terceiro aspecto, a fé é mais que aquilo que pensamos. Para muitos, fé é algo para ser estudado, debatido e nada mais que isso. No livro de Tiago (2:18) está escrito: “Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras” (Tiago 2:18). Fé é algo que possamos ver através do nosso estilo de vida porque os nossos pensamentos guiam a forma que agimos.
O quarto aspecto, fé é mais que aquilo que sentimos. Vivemos em um mundo em que as pessoas dizem para fazermos aquilo que sentimos, mas isso é uma formula para o fracasso, pois baseiam suas decisões naquilo que sentem e não em seus compromissos. E o que acontece quando damos atenção apenas nos nossos sentimentos?
A bíblia fala o seguinte sobre o coração: “ Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?” (Jr 17:9). Nossos sentimentos, muitas vezes, nos enganam. Se estamos bem, tudo continua bem, mas se passamos por dificuldades as coisas desandam e esquecemos de nossos compromissos e queremos seguir apenas nossos sentimentos. Maturidade é demonstrada quando vivemos de acordo com nossos compromissos e não com os sentimentos. O grande problema nos casamentos hoje é que muitos esquecem do compromisso que fizeram no altar e se deixam levar-se pelos sentimentos que muitas vezes com o passar dos anos vão sendo alterados.
A verdade é que nem sempre sentimos a vontade de fazer aquilo que é correto. Nem sempre sentimos que devemos ser amáveis com as pessoas, nem sempre sentimos que devemos dar mais atenção aos nossos filhos, nem sempre sentimos o desejo no coração de passarmos mais tempo com Deus. O problema é que muita gente confunde emoções com fé verdadeira.
Outra grande questão é que ela não pode ser centrada naquilo que sentimos, mas naquilo que é o correto. E o mais importante estar centrada naquilo que mais importa para a nossa vida. A final tudo aquilo que tanto queremos, muitas vezes, não vem de maneira tão fácil, não acontece em virtude de nossos sentimentos, há um preso a ser pago. Você tem dúvidas, então pergunte a Michael Jordan se ele sentia vontade de treinar todos os dias antes dos demais integrantes do time até se tornar o maior jogador de basquete do mundo.
Na nossa jornada espiritual, fé é continuar mesmo quando não sentimos vontade de seguir. Você nunca será um grande musico, praticando apenas quando sente vontade de tocar. Os melhores alunos não são aqueles que estudam apenas quando sentem vontade de estudar. Os melhores profissionais não são aqueles que se empenham quando sentem paixão pelo trabalho. O mesmo acontece na vida espiritual, não devemos deixar nos levar pelos sentimentos. A gente não deve viver dominado por aquilo que pensamos que é o melhor. A bíblia nos alerta sobre isso, “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento” (Provérbios 3:5).
Não podemos nos apoiar em nossos sentimentos, mas em quem podemos confiar? Em Deus. Isso é fé e ela nos faz enfrentar toda e qualquer dificuldade e quando falamos de fé que vai bem além do que sentimos não podemos esquecer de outro gigante da bíblia chamado Moises. Gostaria que você prestasse atenção no relato bíblico que diz: “Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível” (Hebreus 11:27).
O que aconteceu que fez Moises sair do Egito e não temer a ira do faraó? O segredo está na última parte do texto “ele via aquele que é invisível”. Isso nos mostra que podemos alcançar o impossível quando vemos o invisível. Moises tinha a perseverança em Deus, Ele fixava os seus olhos Deus e não em seus problemas. Mantenha seus olhos em Deus e não nas críticas, nos descontentamentos das pessoas que estão ao seu lado, nas pessoas que distraem a sua atenção da coisa que é mais importante para a sua vida. Porque se tivermos os olhos em Deus, Ele nos dará força necessária para passarmos por qualquer coisa. O último aspecto, a fé autentica é demonstrada através daquilo que fazemos.
Esse é o princípio da ação, esse é o passo da fé. A bíblia diz: “Ó homem insensato! Quando é que afinal você compreenderá que "crer" é inútil sem fazer o que Deus quer que você faça? A fé que não resulta em boas obras, realmente não é fé” (Tiago 2:20).
A fé é demonstrada em nossas ações o que nada mais é do que o resultado das escolhas que fizemos. A fé é ativa e não passiva, é algo que demonstramos na nossa vida.
É assim que acontece em nossa vida, nós precisamos dar um passo de fé e saímos de um lugar de conforto e segurança e esperar com confiança pela ação de Deus.
No caso de Abraão, o maior passo de fé foi quando ele ofereceu o filho da promessa. Filho este que ele teve com cem anos de idade. Quando Isaque era jovenzinho Deus fala novamente com Moises e Ele disse: “Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi” (Gênesis 22:2).
Talvez, alguns de vocês estejam pensando, que tipo de Deus é esse? Não é justo fazer alguém esperar 25 anos para cumprir a promessa e agora depois de poucos anos de alegria e felicidade esse mesmo Deus pede o filho em sacrifício. Que coisa estranha, isso não faz o menor sentido para nós, mas fazo para Deus. Abraão conhecia a Deus e talvez ele tenha pensado que se Deus deu um filho quando era impossível para eles, então quem sabe esse mesmo Deus poderia ressuscitá-lo. E lá se foi Abraão sacrificar seu filho, contudo, aquilo era para testar a fé dele. Fico imaginando o que poderia ter passado na cabeça de Abraão durante os três dias de caminhada, na subida no monte, quando Isaque pergunta onde está o cordeiro? O que passou na sua mente enquanto amarrava o seu filho e levantava o punhal e finalmente o que ele pensou quando o anjo falou: “Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho” (Gênesis 22:12).
No novo testamento também encontramos esta narrativa da seguinte forma: “Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito” (Hebreus 11:17).
Abraão não sabia que era uma prova, mas estava pronto para demonstrar a sua fé. E fé autentica vai muito além do que vemos, entendemos, pensamos, sentimos porque fé autentica é demonstrada por aquilo que fazemos. Principalmente, nos grandes momentos da nossa vida. Fé autentica está centrado na confiança, na mais profunda e irrestrita confiança em Deus. Talvez, alguém esteja se perguntando: será que de fato posso confiar em Deus?
Naquele tempo um pai e um filho subiram em um monte nas terras de Moriá e muito tempo depois, um outro pai e um outro filho subiram um monte chamado calvário. E por Eles terem subido aquele monte a bíblia descreve: “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” (Romanos 8:32). Com certeza ele também nos dará fé.
Esse é um aplicativo que devemos baixar na nossa existência, pois não podemos viver sem ele. Mas, para isso devemos dar o primeiro passo. Mesmo quando você não enxerga cada por menor da sua vida, mesmo quando você não entende e perguntas vêm a sua mente: como? Onde? Quando?
Continue os planos de Deus pra sua vida, mesmo quando você não consegue entender tudo o que está acontecendo ao seu redor. Fé autentica é bem mais profunda do que pesamos e sentimos, é demonstrada da forma que você vive e pergunto: Por que não ter fé? Baixe esse aplicativo em seu coração e comece a maior aventura da sua vida.

Referencias

APPS para vida Nova semente

Nenhum comentário:

Postar um comentário