quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O Sábado parte 4: O sábado no antigo testamento


1.1 O sábado foi dado antes do Sinai

Após a criação o texto que fala claramente sobre o sábado está em Êxodo 16: 4,5,22-28 que diz:
“Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não. E acontecerá, no sexto dia, que prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia. E aconteceu que ao sexto dia colheram pão em dobro, dois ômeres para cada um; e todos os príncipes da congregação vieram, e contaram-no a Moisés. E ele disse-lhes: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã. E guardaram-no até o dia seguinte, como Moisés tinha ordenado; e não cheirou mal nem nele houve algum bicho. Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do Senhor; hoje não o achareis no campo. Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá. E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam. Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?” (Êxodo 16: 4,5, 22-28)
O interessante é que este texto relata um evento que aconteceu antes do Sinai, mas fala do sábado e não só isso, mas Deus também fala: “para que eu o prove se anda em minha lei ou não”. O mais intrigante é que Ele não fala “para ver se eles andarão em minha lei”, ou seja, isto mostra que a lei da guarda do sábado já existia antes deles terem saído do Egito e naquele momento Deus poriam eles a prova para ver se todo o povo estava guardando o sábado e quando eles não guardam o sábado Deus fala: “Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?” o que comprava que a lei já existia antes do monte Sinai inclusive o mandamento da guarda do sábado.
Outro texto que mostra que a guarda do sábado é anterior ao monte Sinai está em Êxodo 20: 8-11
“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.” (Êxodo 20:8-11)
O próprio texto da lei dada no Sinai mostra que o sábado já existiam antes dela, pois ele fala “lembra-te” alguém só pode lembrar de algo que ele já conhecia, por tanto eles já guardavam o sábado antes da lei ser dada no monte Sinai e ainda mostra o motivo pelo qual o sábado deve ser guardado: “Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.”
Desta forma podemos dizer que o sábado foi instituída por Deus antes do monte Sinai ainda no Éden e que o povo hebreu guardava o sábado antes do monte Sinai onde Deus a confirmou falando com sua própria voz no monte (Ex 20:1).

1.2 O sábado foi dado para a humanidade


Muitos dizem que o sábado foi dado apenas para o povo hebreu, mas existe não é isso que a bíblia diz. Existem alguns textos no antigo testamento que mostram que o sábado foi dado para toda a humanidade.
Como já foi dito anteriormente, a guarda do sábado foi instituída no jardim do Éden (Gn 2: 1-3, Ex 20: 8-11) sendo que neste momento ainda não existia o povo hebreu. Deus deu o sábado para toda a humanidade através de Adão e Eva que eram representantes do ser humano.
No monte Sinai Deus fala que o estrangeiro que morasse com o seu povo deveria guardar o sábado “Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.” (Ex 20: 10).
Deus também falou através do profeta Isaias que o eunuco e os estrangeiros que quisessem servir a Ele deveriam apenas guardar o sábado.
“Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal. E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao Senhor, dizendo: Certamente o Senhor me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca. Porque assim diz o Senhor a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança: Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará. E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança, Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. Assim diz o Senhor DEUS, que congrega os dispersos de Israel: Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe ajuntaram.” (Isaías 56:2-8)
Veja que o texto diz: “Bem-aventurado o homem”. A guarda do sábado não foi feita só para os judeus, mas para todo o homem qualquer pessoa que quiser servir a Deus não precisa fazer circuncisão ou se unir ao povo judeu, contudo precisava apenas guardar o sábado.


1.3 A perpetuidade da guarda do sábado


O sábado foi dado como aliança perpetua isto podemos ver em Êxodo 31:16 que diz: “Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua.”
No novo céus e nova terra teremos dois momentos de confraternização um momento será o alimento da arvore da vida que será de mês em mês “e que passa no meio da rua principal da cidade. De uma e outra margem do rio estava a árvore da vida, que produz doze frutos, de mês em mês; e as folhas da árvore servem para a cura das nações.” (Ap 22:2) e da guarda do sábado como vemos em Isaias 66: 22,23 que diz:  “Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor. ”.

1.4 O sábado é um sinal

 

Um dos pecados que fizeram o povo de Israel ir para o exilio foi a transgressão do sábado. Um dos texto que menciona isto está em Neemias 13: 16-18 que está escrito:
Também habitavam em Jerusalém tírios que traziam peixe e toda a mercadoria, que vendiam no sábado aos filhos de Judá, e em Jerusalém. E contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado? Porventura não fizeram vossos pais assim, e não trouxe o nosso Deus todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda mais acrescentais o ardor de sua ira sobre Israel, profanando o sábado.”
O texto é claro em mostrar que o comercio no dia sábado levou Deus a deixar a cidade no estado de calamidade em que estava. Contudo, depois que voltarão do exilio restauraram a guarda do sábado.
“E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro. E, quando houver disputa, eles assistirão a ela para a julgarem; pelos meus juízos as julgarão; e as minhas leis e os meus estatutos guardarão em todas as minhas solenidades, e santificarão os meus sábados. Ezequiel 44:23,24
            Ao retornarem do exilio voltaram a guardar toda a lei de Deus incluindo o sábado.
Mas, por que Deus ao quebrarem a guarda do sábado Deus deixou que a cidade ficasse em ruinas? Deus deixou isto acontecer por que o sábado é um sinal entre Ele e seu povo isto está escrito em Ezequiel 20:12,20:
“E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica. E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.”
            A Guarda do sábado é um sinal que mostra a quem pertencemos. Quando os judeus deixaram de guardar o sábado eles rejeitaram Yavé como seu Deus ficando a mercê dos outros povos. O sábado serve como sinal que mostra que Yavé é o nosso Deus, Ele nos criou e nos protege e é Ele quem nos santifica.

1.5 Como guardar o sábado?


No livro de Gênesis vemos que no princípio o dia era contado sempre a partir da tarde veja só:
foi tarde e manhã do 1º dia (Gênesis 1:5), do 2º dia (1:8), do 3º dia (1:13), do 4º dia (1:19), do 5º dia (1:23), do 6º dia (1:31)
Na Bíblia, o dia tinha as mesmas 24 horas, mas era dividido em duas partes de 12 horas sendo: 12 horas de claro (por volta de 6 horas da manhã até 6 horas da tarde) e 12 horas de escuridão (das 6 horas da tarde às 6 horas da manhã).
Jesus mencionou isso em joão 11:9 “respondeu Jesus: não são doze as horas do dia?.”
E assim o dia que era contado de por do sol a por do sol, conforme levíticos 23:32 “ sábado de descanso solene vos será; então…de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.”
Outro texto que mostra que o dia de sábado começa no por do sol da sexta está em Neemias 13:19: “Sucedeu, pois, que, dando já sombra nas portas de Jerusalém antes do sábado, ordenei que as portas fossem fechadas; e mandei que não as abrissem até passado o sábado; e pus às portas alguns de meus servos, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.”
Veja o texto traz: “dando já sombra nas portas de Jerusalém antes do sábado” o único momento do dia que a sombras ficam longas é no final do dia especificamente no pôr do sol.
Então, conforme a Bíblia o sábado começa no por do sol da sexta feira e termina no por do sol do sábado. Mas será que isso tem alguma importância ou o que importa é separar um dia e pronto?
Bem se o dia não fosse importante, porque Deus seria tão específico em determinar:
→ o dia? (Êxodo 31:17)
→ a hora de começar e terminar? (Levíticos 23:32)
→ colocar como um dos Dez Mandamentos? (Êxodo 20:8 a 11)
            Contudo, a bíblia traz normas que dizem o que deve e o que não deve fazer em dia de sábado, como são vários textos escolhi apenas dois que resumem todos os outros o primeiro está em Neemias 13:15-17:
  Naqueles dias vi em Judá os que pisavam lagares ao sábado e traziam feixes que carregavam sobre os jumentos; como também vinho, uvas e figos, e toda a espécie de cargas, que traziam a Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles no dia em que vendiam mantimentos. Também habitavam em Jerusalém tírios que traziam peixe e toda a mercadoria, que vendiam no sábado aos filhos de Judá, e em Jerusalém. E contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado?”
            O dia de sábado não é dia de trabalhar, comprar e vender o dia de sábado é um dia reservado para Deus. O segundo texto está em Isaias 58:13,14:
“Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.”

O sábado é um dia santo é o dia de descaçar das nossas obrigações do dia a dia, é um dia para ser chamado de deleitoso, ou seja, prazeroso, é o dia que não devemos fazer a nossa vontade, mas a de Deus, pois ele é o santo dia do Senhor. A guarda do sábado é tão importante para Deus que ele pede que até as nossas palavras neste dia seja voltada para ele e aqueles que aceitam e guardam o dia de sábado Deus faz a promessa de sustenta-los, de prover tudo que é necessário para eles viverem.

Referencias apenas na ultima parte

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