1.1 O
sábado foi dado antes do Sinai
Após a criação o texto que fala
claramente sobre o sábado está em Êxodo 16: 4,5,22-28 que diz:
“Então
disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá,
e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em
minha lei ou não. E acontecerá, no sexto dia, que prepararão o que colherem; e
será o dobro do que colhem cada dia. E aconteceu que ao sexto dia colheram pão
em dobro, dois ômeres para cada um; e todos os príncipes da congregação vieram,
e contaram-no a Moisés. E ele disse-lhes: Isto é o que o Senhor tem dito:
Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor; o que quiserdes cozer no forno,
cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que
sobejar, guardai para vós até amanhã. E guardaram-no até o dia seguinte, como
Moisés tinha ordenado; e não cheirou mal nem nele houve algum bicho. Então
disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do Senhor; hoje não o
achareis no campo. Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não
haverá. E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas
não o acharam. Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os
meus mandamentos e as minhas leis?” (Êxodo 16: 4,5, 22-28)
O interessante é que este texto
relata um evento que aconteceu antes do Sinai, mas fala do sábado e não só
isso, mas Deus também fala: “para que eu o prove
se anda em minha lei ou não”. O mais intrigante é que Ele não fala “para ver se
eles andarão em minha lei”, ou seja, isto mostra que a lei da guarda do sábado
já existia antes deles terem saído do Egito e naquele momento Deus poriam eles
a prova para ver se todo o povo estava guardando o sábado e quando eles não
guardam o sábado Deus fala: “Até quando recusareis guardar os meus mandamentos
e as minhas leis?” o que comprava que a lei já existia antes do monte Sinai
inclusive o mandamento da guarda do sábado.
Outro
texto que mostra que a guarda do sábado é anterior ao monte Sinai está em Êxodo
20: 8-11
“Lembra-te
do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua
obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra,
nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o
teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em
seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao
sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o
santificou.” (Êxodo 20:8-11)
O próprio texto da lei dada no
Sinai mostra que o sábado já existiam antes dela, pois ele fala “lembra-te”
alguém só pode lembrar de algo que ele já conhecia, por tanto eles já guardavam
o sábado antes da lei ser dada no monte Sinai e ainda mostra o motivo pelo qual
o sábado deve ser guardado: “Porque em seis dias
fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia
descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.”
Desta
forma podemos dizer que o sábado foi instituída por Deus antes do monte Sinai
ainda no Éden e que o povo hebreu guardava o sábado antes do monte Sinai onde
Deus a confirmou falando com sua própria voz no monte (Ex 20:1).
1.2 O
sábado foi dado para a humanidade
Muitos dizem que o sábado foi dado
apenas para o povo hebreu, mas existe não é isso que a bíblia diz. Existem
alguns textos no antigo testamento que mostram que o sábado foi dado para toda
a humanidade.
Como já foi dito anteriormente, a
guarda do sábado foi instituída no jardim do Éden (Gn 2: 1-3, Ex 20: 8-11)
sendo que neste momento ainda não existia o povo hebreu. Deus deu o sábado para
toda a humanidade através de Adão e Eva que eram representantes do ser humano.
No monte Sinai Deus fala que o estrangeiro
que morasse com o seu povo deveria guardar o sábado “Mas o sétimo dia é o
sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem
tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu
estrangeiro, que está dentro das tuas portas.” (Ex 20: 10).
Deus também falou através do
profeta Isaias que o eunuco e os estrangeiros que quisessem servir a Ele
deveriam apenas guardar o sábado.
“Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem
que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de
fazer algum mal. E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao
Senhor, dizendo: Certamente o Senhor me separará do seu povo; nem tampouco diga
o eunuco: Eis que sou uma árvore seca. Porque assim diz o Senhor a respeito dos
eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e
abraçam a minha aliança: Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus
muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno
darei a cada um deles, que nunca se apagará. E aos filhos dos estrangeiros, que
se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, e para
serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que
abraçarem a minha aliança, Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei
na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão
aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para
todos os povos. Assim diz o Senhor DEUS, que congrega os dispersos de Israel:
Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe ajuntaram.” (Isaías 56:2-8)
Veja que o texto diz: “Bem-aventurado
o homem”. A guarda do sábado não foi feita só para os judeus, mas para todo o
homem qualquer pessoa que quiser servir a Deus não precisa fazer circuncisão ou
se unir ao povo judeu, contudo precisava apenas guardar o sábado.
1.3 A
perpetuidade da guarda do sábado
O sábado foi dado como aliança
perpetua isto podemos ver em Êxodo 31:16 que diz: “Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas
gerações por aliança perpétua.”
No novo céus e nova terra teremos
dois momentos de confraternização um momento será o alimento da arvore da vida
que será de mês em mês “e que passa no meio da rua principal da cidade. De uma
e outra margem do rio estava a árvore da vida, que produz doze frutos, de mês
em mês; e as folhas da árvore servem para a cura das nações.” (Ap 22:2) e da
guarda do sábado como vemos em Isaias 66: 22,23 que diz: “Porque, como os novos céus, e a nova terra,
que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há
de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma lua nova até
à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante
mim, diz o Senhor. ”.
1.4 O
sábado é um sinal
Um dos pecados que fizeram o povo
de Israel ir para o exilio foi a transgressão do sábado. Um dos texto que
menciona isto está em Neemias 13: 16-18 que está escrito:
“Também habitavam em Jerusalém tírios que traziam peixe
e toda a mercadoria, que vendiam no sábado aos filhos de Judá, e em Jerusalém.
E contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis,
profanando o dia de sábado? Porventura não fizeram vossos pais assim, e não
trouxe o nosso Deus todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda
mais acrescentais o ardor de sua ira sobre Israel, profanando o sábado.”
O texto é claro em mostrar que o
comercio no dia sábado levou Deus a deixar a cidade no estado de calamidade em que
estava. Contudo, depois que voltarão do exilio restauraram a guarda do sábado.
“E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o
profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro. E, quando houver disputa,
eles assistirão a ela para a julgarem; pelos meus juízos as julgarão; e as
minhas leis e os meus estatutos guardarão em todas as minhas solenidades, e
santificarão os meus sábados. Ezequiel
44:23,24
Ao
retornarem do exilio voltaram a guardar toda a lei de Deus incluindo o sábado.
Mas, por que Deus ao quebrarem a
guarda do sábado Deus deixou que a cidade ficasse em ruinas? Deus deixou isto
acontecer por que o sábado é um sinal entre Ele e seu povo isto está escrito em
Ezequiel 20:12,20:
“E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de
sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Senhor que os
santifica. E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós,
para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.”
A Guarda do sábado é um sinal que mostra a quem pertencemos.
Quando os judeus deixaram de guardar o sábado eles rejeitaram Yavé como seu
Deus ficando a mercê dos outros povos. O sábado serve como sinal que mostra que
Yavé é o nosso Deus, Ele nos criou e nos protege e é Ele quem nos santifica.
1.5 Como guardar o sábado?
No livro de Gênesis vemos que no princípio o dia era contado sempre a
partir da tarde veja só:
foi tarde e manhã do 1º dia (Gênesis 1:5), do 2º dia (1:8), do 3º dia
(1:13), do 4º dia (1:19), do 5º dia (1:23), do 6º dia (1:31)
Na Bíblia, o dia tinha as mesmas 24 horas, mas era dividido em duas
partes de 12 horas sendo: 12 horas de claro (por volta de 6 horas da manhã até
6 horas da tarde) e 12 horas de escuridão (das 6 horas da tarde às 6 horas da
manhã).
Jesus mencionou isso em joão 11:9 “respondeu Jesus: não são doze as horas do dia?.”
E assim o dia que era contado de por do sol a por do sol, conforme
levíticos 23:32 “ sábado de descanso solene vos será; então…de uma tarde a outra tarde,
celebrareis o vosso sábado.”
Outro texto que mostra que o dia de sábado começa no por do sol da sexta
está em Neemias 13:19: “Sucedeu, pois, que, dando já sombra nas portas
de Jerusalém antes do sábado, ordenei que as portas fossem fechadas; e mandei
que não as abrissem até passado o sábado; e pus às portas alguns de meus
servos, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.”
Veja o texto traz: “dando já
sombra nas portas de Jerusalém antes do sábado” o único momento do dia que a
sombras ficam longas é no final do dia especificamente no pôr do sol.
Então, conforme a Bíblia o sábado começa no por do sol da sexta feira e
termina no por do sol do sábado. Mas será que isso tem alguma importância ou o
que importa é separar um dia e pronto?
Bem se o dia não fosse importante, porque Deus seria tão específico em
determinar:
→ o dia? (Êxodo 31:17)
→ a hora de começar
e terminar? (Levíticos 23:32)
→ colocar como um dos Dez Mandamentos? (Êxodo 20:8 a 11)
Contudo, a bíblia traz normas que dizem o que deve e o
que não deve fazer em dia de sábado, como são vários textos escolhi apenas dois
que resumem todos os outros o primeiro está em Neemias 13:15-17:
“Naqueles dias vi em Judá os que
pisavam lagares ao sábado e traziam feixes que carregavam sobre os jumentos;
como também vinho, uvas e figos, e toda a espécie de cargas, que traziam a
Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles no dia em que vendiam
mantimentos. Também habitavam em Jerusalém tírios que traziam peixe e toda a
mercadoria, que vendiam no sábado aos filhos de Judá, e em Jerusalém. E
contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis,
profanando o dia de sábado?”
O dia de sábado não é dia de trabalhar, comprar e vender
o dia de sábado é um dia reservado para Deus. O segundo texto está em Isaias
58:13,14:
“Se
desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e
chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o
honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria
vontade, nem falares as tuas próprias palavras, Então te deleitarás no Senhor,
e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança
de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.”
O
sábado é um dia santo é o dia de descaçar das nossas obrigações do dia a dia, é
um dia para ser chamado de deleitoso, ou seja, prazeroso, é o dia que não
devemos fazer a nossa vontade, mas a de Deus, pois ele é o santo dia do Senhor.
A guarda do sábado é tão importante para Deus que ele pede que até as nossas
palavras neste dia seja voltada para ele e aqueles que aceitam e guardam o dia
de sábado Deus faz a promessa de sustenta-los, de prover tudo que é necessário
para eles viverem.
Referencias apenas na ultima parte
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