sábado, 18 de julho de 2015

Princípios Fundamentais de Interpretação Bíblica


glademirstocco.blogspot.com

1 A Bíblia E A Bíblia Somente


            Um princípio fundamental apresentado pela própria escritura é que somente a bíblia (sola Scriptura) é a norma final da verdade. O profeta Isaías escreveu “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem de acordo com esta palavra não terão a luz (Is 8:20) a palavra lei (torah) representa os pentateucos e Profetas (te’udah) tudo que Deus revelou através de seus servos. Cristo resumiu da mesma forma em Mateus 5:17. O NT testamento é a revelação autorizada por Jesus e suas testemunhas apostólicas (Ef 2:20)

A Primazia Da Escritura


            A Bíblia é a principal revelação de Deus para a humanidade devendo as demais fontes está em harmonia com ela estando a bíblia sobre a tradição (Mt 15:3,6), a filosofia (Cl 2:8), o saber (I Tm 6:20) e a natureza (Rm 2:14).

A suficiência da escritura

 

            A bíblia é suficiente para nos dotar da sabedoria que leva a salvação (II Tm 2:15). É o padrão pelo qual toda a escritura e experiência devem ser testadas (Is 8:20; Jo 17:17; II Tm 3:16,17; Hb 4:12)

2 A Totalidade Da Escritura


Outro princípio de interpretação é a totalidade da escritura (tota scriptura) devemos considerar que toda a bíblia é inspirada por Deus e útil para o dia de hoje (II Tm 3:16 e 17) incluído também o novo testamento (Lc 24:44,45; Jo 5:39; Rm 1:2;3:3; II Pe 1:21)

União Inseparável Do Divino Com O Humano

            Deus transmitiu a humanidade a suas palavras atrás próprio homem (II Pe 1:19-21) o Espirito Santo não suprimiu a personalidade do ser humano e nem destruiu a sua individualidade. Seus inscritos envolvem apenas pesquisas humanas (Lc 1:1-3) os autores por vezes mostravam suas experiências (Moises em Deuteronômios) Apresentavam estilos diferentes (Isaias e Ezequiel) e mostram visão diferente sobre o mesmo acontecimento (os evangelhos) apesar da inspiração ser por pensamento o espirito santo conduziu os escritores guiando-lhes em pensamento nas escolhas do que iria ser escrito desta forma eles escreveriam fielmente as coisas que lhe foram reveladas (I Co 2:10-13).

A bíblia é (e não apenas contém) a palavra de Deus

 

A bíblia é a verdadeira palavra de Deus através dela Ele se comunicou e se comunica com seu povo por diversas vezes os profetas falaram em nome de Deus (Ex 7:1,2; Ex 4:15,16) Deus pôs suas palavras na boca do profeta (Dt 18:18; Jr 1:9) e não escutar os profetas equivale a não escutar a Deus (Jr 25:4 e 7).

3 A Analogia Da Escritura


            Toda a bíblia é inspirada pelo espirito santo portanto existe uma unidade e uma harmonia em suas diversas partes. Por isso os escritores do NT se baseavam e utilizavam nos textos do AT (Rm 3:10-18 traz textos de Eclesiastes (7:20) Salmos (14:2,3;5:10;10:7). O princípio da “analogia da escritura” encerra em três aspectos essenciais 1- A Escritura como sua própria interprete, 2-harmonia da escritura e 3- a clareza da escritura.

 

4 Coisas Espirituais Se Discernem Espiritualmente


            Apesar que na hermenêutica moderna creia-se que para conseguir interpretar o texto bíblico corretamente é preciso apenas seguir normas de interpretação a bíblia traz alguns dados que discordam disto. Notemos o que está escrito em I Co 2:11 e 14 que só o espirito de Deus conhece as coisas de Deus.

O Papel Do Espirito Santo

Uma vez que a bíblia, no fim das contas, não é produto da mente do escritor humano, mas da mente de Deus revela através do espirito (I Co 2:12,13), tanto o seu significado original como sua presente aplicação envolvem os pensamentos de Deus, os quais, de acordo com Paulo, só podem ser adequadamente compreendidos se contarmos com a ajuda do Espirito de Deus (I Co 2:13,14; II Co 3:14-18; Jo 6:45; 16:13)

A Vida Espiritual Do Interprete

            O espirito deve não só iluminar a mente, mas também transformar o coração daquele que interpreta bíblia. Deve haver diligente e fervorosa oração por entendimento, conforme o exemplo de Davi (Sl 119:33-40; Pv 2:3-7) Deve haver uma aceitação pela fé do que os profetas dizem (II Cr 20:20; Jo 5:46,47).

CONCLUSÃO



            A bíblia é a palavra de Deus para que possamos entender a forma de interpretar devemos seguir alguns princípios bíblicos que são: “a bíblia e somente a bíblia” deve ser a regra de fé, “a totalidade da bíblia” toda a bíblia deve ser utilizada na interpretação, “analogia das escrituras” nenhuma doutrina deve se basear em um único texto devendo utilizar vários textos para fundamentar a fé, “as coisas espirituais se decernem espiritualmente” o espirito santo irá nos guiar na interpretação, mas para isso devamos está em comunhão com Deus.

Referencias 


Tratado de Teologia Adventista

Nenhum comentário:

Postar um comentário