quinta-feira, 30 de julho de 2015

Em Quem Podemos Confiar?

Tema:

Confiança em Deus

Objetivo:

Mostrar que não a nada melhor do que confiar em Deus.

Introdução

Vivemos em mundo cheio de violência, saímos de casa e não sabemos se retornaremos vivos, cheio de incertezas, não sabemos se nossos planos se realizarão como planejado, será que poderemos confiar em alguém? Ou viveremos em um lugar onde só poderemos confiar em nós mesmo?

Texto base:

“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará”. Salmos 23: 1
Este texto é bastante conhecido no meio cristão-judaico, mas ele possui um grande erro de tradução. O texto original está escrito “o SENHOR é meu pastor não ... faltará”, ao lermos esse texto podemos pensar que existe algo estranho e que está faltando alguma coisa e que o texto estar sem sentido, e é isto mesmo estar faltando algo.
A bíblia para chegar até nós o seu texto foi analisado por comparação entre milhares de manuscritos e após essa análise foi constatado que faltava alguma coisa neste texto. Críticos textuais tentaram preencher este “buraco” trocando o “não” por “nada” e acrescento ao texto o “me” formando o texto que é conhecido hoje. Outros críticos ao analisarem o texto perceberam que este preenchimento estava equivocado e disseram que ao analisar o restante do texto o correto seria: “o SENHOR é meu pastor e Ele não me faltará”, pois, todo o texto mostra Deus nos guiando e nos protegendo e não mostra que nunca vai faltar algo. Desta forma o texto está nos passando que não importa o que aconteça Deus sempre estará conosco, nos protegendo, nos guiando e nos livrando do mal.

Ilustração: Pegadas


Um certo jovem, que caminhava na praia com Jesus, olhou para traz e percebeu que em certos momentos havia dois pares de pegadas e em outros momentos um par de pegadas. O jovem ao analisar os momentos da sua vida em que existiam apenas um par de pegadas percebeu que foram os momentos mais difíceis da sua vida, então perguntou: “Senhor, por que nos momentos mais difíceis da minha vida o senhor me abandonou?” Jesus então lhe respondeu: não te abandonei nestes momentos, eu te levei nos meus braços, por isso que nestes momentos existe apenas um único par de pegadas.

Jesus age desta forma quando estamos passando por momentos difíceis na nossa vida, ele não só nos ajuda a passar por eles, mas nos carrega em seus braços de amor e não há lugar melhor do que os braços do pai.

1 Confiar Quando Estivemos Com Medo

Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti. Salmos 56:3

O medo é um sistema de defesa do nosso corpo, no qual serve para nos proteger do mundo externo. Algumas pessoas possuem medo de cair, mais conhecido como medo de altura, medo de aranhas, medo de insetos, medo do novo, medo de falar em público, medo da morte, etc. O medo é tão antigo que remonta o Éden, antes da queda, Adão com medo de ficar sozinho novamente comeu o fruto que Erva tinha lhe dado (Gn 3:6). Não sei qual o seu medo, talvez tenha medo de ficar sozinho, da morte, ou até mesmo medo de estar na religião errada, mas sei que existe um Deus em que podemos confiar e ele nós guiará nos momentos de medo.
 

Ilustração: Papai Estar Aqui


Eu sou casado tenho dois meninos, os quais sou louco por eles, quando eles eram muito novos acordavam a noite chorando e me chamando porque estavam com medo, as vezes medo do escuro, as vezes medo de algum sonho, não me importava muito qual o motivo que eles choravam, ao vê-los chorando e me chamando eu pulava da cama pega eles no braço, abraçava-os bem forte e dizia não tenha medo papai estar aqui.

Deus age da mesma forma, nos momentos em que estamos com medo, nos momentos em que não sabermos o que fazer, Eles nos pega em seus braços e diz: “filho, não fique com medo eu estou com você e não te deixarei”.

  2 Confiar nos Momentos Difíceis


  2.1 quando os sonhos ruírem


“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares” (salmos 46:1-2).

Na nossa vida temos muitos sonhos e certezas que aparentemente são como montanhas fortes, firmes e inabaláveis, mas durante a nossa vida esses sonhos poderão vir a ruir e desmoronar. Deus está nos falando que mesmo que estes sonhos venham a ser lançados no mar da amargura e ruírem ele estará conosco.

2.2 Nos Momentos Impossíveis


“Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis. Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco”. Êxodo 14:13-16

O povo de Israel tinha acabado de sair do Egito e Deus os levou para o mar vermelho e estando frente a ele o exército do faraó os cercou vindo por traz, então o povo se desesperou e foram falar com Moises e que respondeu para o povo: “vede o livramento do Senhor” e Deus falou para Moises: “diga ao povo que marchem”. Qual foi o resultado disto? O povo atravessou o mar em terra seca.
Na nossa vida existem momentos em que nos sentimos cercados, sem saída, nestes momentos, Deus testa a nossa fé, devemos, pois, tomar uma decisão se desistimos ou entregamos tudo nas mãos de Deus, se escolhermos esta última, Deus fará o impossível na nossa vida, pois o nosso Deus é o Deus o impossível.

Ilustração: Salvamento Impossível


  Susi Hasel conta no seu livro: “Mil caíram ao teu lado”, a fascinante história de seu pai e de sua mão, alemães que viviam da Alemanha, durante a segunda guerra mundial. Em uma dessas histórias, ela conta que, seu pai que fazia parte do pelotão de construção de ponte, durante a segunda guerra, estava fugindo, pois o acampamento estava sendo atacado, então correu atrás do carro do seu pelotão então quando ele pulou e segurou na parte de traz do carro, este fez uma curva fechada e ele foi lançado para debaixo do carro, neste momento, ele sente o pneu do carro encostando no seu rosto e uma mão puxando ele para dentro do carro. Quando ele caiu em si, que estava deitado dentro do carro, levantou-se, para agradecer, e não havia ninguém dentro do carro, a não ser ele e o motorista. Deus enviou um dos seus anjos para salva-lo da morte eminente no momento era impossível ser salvo e fará o mesmo conosco quando formos fieis a sua santa palavra e confiarmos Nele.

 

3 Como Confiar Em Deus?


3.1 Entregando Os Nossos Planos


“Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna”. Tiago 4:13-16

A vida do Cristão deve ser totalmente entregue a Deus, nunca deveremos fazer qualquer plano sem primeiro a provação de Deus e se for a vontade DEle os nossos planos se realizaram.

3.2 fazendo Deus sua fortaleza


“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti”. Salmos 91:1-7


Conclusão



Está na hora de tomamos uma decisão, se escolhermos confiar em Deus ou seguir a nossa vida confiando em nós mesmos. Se escolhermos confiar NEle quando estivermos com medo, nos momentos difíceis da nossa vida ou entregando os nossos planos à Deus descansaremos a sombra do onipotente e Ele nos protegerá nos cobrindo com suas asas não mais teremos motivo para temer e mesmo que mil caiam ao nosso lado e dez mil à tua direita nada nos atingirá. Eu escolhi confiar, Cabe agora você escolher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário