segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Existe um Deus? Parte 4

    1.  Porque o mal existe?
Conta-se uma história de um cabelereiro que sempre dizia a seus clientes que Deus não existia porque havia muita dor e sofrimento no mundo. Segundo ele, se Deus existisse Ele não deixaria tudo isso acontecer. Então uma certa vez um dos clientes ouviu ele falar e ficou calado, mas ao sair da barbearia viu um homem cabeludo e barbudo, então voltou para o cabelereiro correndo e disse: “não existem cabelereiros, pois há um homem com cabelos e barbas compridos”. Quando o cabelereiro ouviu isso falou: Claro que existem, a questão é que este homem não me procurou. Então o cliente respondeu: É isto mesmo.
A grande questão da existência do mal no mundo é falta de procura por Deus se todas as pessoas procurassem a Deus o mal não existiria. Tudo isso ocorre porque Deus deu as suas criaturas o livre arbítrio, cada pessoa tem o direito de escolher de qual lado vai ficar.
Deus permite que o mal exista por causa do livre arbítrio, Deus não predestinou as pessoas a viver de forma errada, cada pessoa pode escolher qual caminho quer seguir sabendo que tudo que ele faça haverá consequências, a consequência das pessoas beberem e dirigirem um carro pode ser atropelar e matar alguém, a consequência de se iniciar uma guerra é a morte de milhares de pessoas, a consequência de fumar a vida toda é câncer de pulmão, a consequência de fazer sexo indiscriminadamente é gravidez ou adquirir doenças sexualmente transmissíveis. Deus deixa as coisas fluírem e coisas más acontecerem por que ele permitiu que cada pessoa tivesse o livre arbítrio para escolher o que bem quiser da vida para algum dia as pessoas que escolherem amá-lo e segui-lo ir com ele para um lugar onde não haverá nem pranto nem choro nem dor (Apocalipse 21:4). A intenção de Deus é um dia destruir o mal.
Alguns podem se perguntar: onde estar o livre arbítrio? Pois se não o seguirmos ele irá nos jogar no fogo “eterno”. Para podermos responder a esta pergunta teremos que recorrer a bíblia, para vermos o que o próprio Deus fala sobre este assunto.
Primeiro, pessoas que não creditam em Deus poderão ser salvas. Jesus afirmou que possui pessoas dentro do seu aprisco e pessoas fora dele (Jo 10:16), ou seja, existe pessoas que não estão na sua igreja, mas serão salvas. Estas pessoas são ateias, budistas, hinduísta, Etc. pessoas que não creem nele, mas através de vida virtuosa alcançaram a salvação.
Segundo, Deus é amor, mas também é justiça. Imagine você como Juiz (a), então você pega o caso de homem que estuprou e matou friamente centenas de mulheres. Você concederia o perdão judicial e além disso colocaria ele dentro de sua casa com suas filhas? Da mesma forma, Deus não poderá inocentar o culpado e colocar pessoas más junto dos seus filhos. Deus irá erradicar o pecado do universo, por tanto, Ele não deixará pessoas que perpetuem o pecado viver com seus filhos, que viveram uma vida dedica a Ele, para trazer novamente o pecado e toda dor e destruição. Ele, destruirá o mal, mas para isso ele terá que destruir aqueles que não o querem deixa-lo (Apocalipse 10:8).
Terceiro, Deus é amor e não deixará a sua criatura queimar eternamente. Deus criou o ser humano com suas próprias mãos (Genesis 2), a sua imagem e semelhança. Ele não conseguiria ver a sua criatura queimando eternamente. Apesar de alguns textos chamarem de fogo eterno, devemos lembrar que nem sempre a palavra “eterno” significa para sempre. A bíblia fala que os levitas seriam sacerdotes para sempre, mas hoje não vemos nenhum levita oferecendo sacrifício. Também fala que Sodoma e Gomorra foram acometidas pelo fogo eterno (Judas 1:7), mas não vemos ela queimando até hoje. Isso não quer dizer que a bíblia está se contradizendo, mas que o significado de “eterno” não quer dizer sem fim, mas durante muito tempo. Principalmente porque apocalipse fala que essa é a segunda morte (10:8). Desta forma, as pessoas más que Deus não pode salvar, porque elas utilizando do seu livre arbítrio escolheram se apegar ao mal, serão destruídas e não sofreram eternamente.
Há um livre arbítrio, mas o mal-uso dele causa a dor, sofrimento e morte que existe hoje e Deus os tolera porque Ele não pode intervir na escolha das pessoas. Ele tem que deixar o mal seguir o seu caminho, mas tudo isso irá acabar, pois Ele prometeu que um dia não mais haverá o planto, o choro e a dor. Mas cabe a nós decidir, utilizando o nosso livre arbítrio, de qual lado estaremos.

2.      E se Deus não Existir?


Dostoiévski, um dos mais famosos escritores russos, reponde esta pergunta: “ se Deus não Existe tudo é permitido”, não só permitido, mas sem sentido. O que nos faz pensar que se Deus não existir então não existe padrão moral eu posso matar, roubar, estuprar fazer tudo o que eu bem quero, pois não tem ninguém olhando, desde que eu faça de uma forma que ninguém veja tudo é permitido.
O Dr. Ben Carson uma vez falou: “Crendo que somos o produto de ‘atos do acaso’, eliminamos a moralidade e o fundamento do comportamento ético. Pois, se não existe tal coisa como autoridade moral, podemos fazer o que quisermos. Todas as coisas se tornam relativas e não há razão para nenhum de nossos valores mais elevados. ”
Se Deus não existe a vida humana não faz sentido, tem a mesma importância da vida de qual quer animal, pois nós viemos do nada e para o nada iremos. A vida e a morte não têm sentido, pois quando morremos não passaremos de um monte de carne que apodrecerá, fadados ao esquecimento eterno, pois teremos uma morte eterna. Mas eu acredito em um Deus eterno, que prometeu a vida eterna e fala que minha vida tem muita importância, tanta importância que ele se fez carne (E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós “João 1:14”), morreu por mim e por você para que tenhamos a vida eterna (Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. “João 3:16”).
Cabe agora você decidir se crerás ou não em Deus, tudo depende de você. As evidencias foram apresentadas resta agora você o aceitar.


Referencias



Livro: The Fist three Minutes

Livro: Não tenho fé para ser ateu
Livro: Deus Não Está Morto - Provas da Existência e da Ação de Deus Num Mundo de Descrentes
Livro: Geometria plana euclidiana
Serie Evidencias: E se Deus não Existir?
Serie Evidencias: Pessoas inteligentes acreditam em Deus?
Serie evidencias: Deus existe?
Serie evidencias: História da evolução
http://www.criacionismo.com.br/2010/09/evolucao-nao-tenho-fe-suficiente.html
Charles Darwin, "On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life," 1859, p. 162.
Ibid. p. 158.
Michael Behe, "Darwin's Black Box," 1996.
"Unlocking the Mystery of Life," documentary by Illustra Media, 2002.
Michael Denton, "Evolution: A Theory in Crisis," 1986, p. 250.

Charles Darwin, "On the Origin of Species by Means of Natural Selection, ou the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life," 1859, p. 155.23

2 comentários:

  1. Tem uma citação do autor que diz: "Estas pessoas são ateias, budistas, hinduísta, Etc. pessoas que não creem nele, mas através de vida virtuosa alcançaram a salvação."
    isso não é a verdade. Jesus disse em João 10:16 (conforme o autor menciona) que existem pessoas que não desse aprisco mas ouviram sua voz e o seguiram. E Jesus jamais disse que há outro caminho pra salvação. Ele é a porta, ele é o caminho
    João 3:18 diz: Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.
    Se não tiver arrependimento e não crer em Jesus não serão salvas por obras ou por uma vida virtuosa.

    “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2.8-9)

    “Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão” (Gálatas 2.21).

    E o próprio livro que citou (Não tenho fé suficiente pra ser ateu) que eu já li, diz que se todas as religiões tem alguma verdade então Cristo morreu em vão. Quem não crê passará pelo julgamento.

    Jesus, o Filho de Deus, disse: “Nem todo o que me disser: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus, senão aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus.” — Mateus 7:21.

    Não tem sentido se existem outros caminhos. por que então Ele veio, padeceu e morreu horrivelmente por nós?

    ResponderExcluir
  2. João 12:48
    Aquele que me rejeita e não acolhe as minhas palavras tem quem o julgue; a Palavra que proclamei, essa o julgará no último dia.

    ResponderExcluir