segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

2 a criação do homem



Há alguns anos atrás o relato do Genesis era considerado como uma criação Judaica, alguns chegavam a argumentar que se Adão realmente fosse um ancestral comum, então deveria haver vários povos que afirmasse isso. E quão grande foi a surpresa com a descoberta de vários escritos antigos de outros povos que traziam histórias parecidas com o relato bíblico e algumas com pouquíssimas distinções e o que mais surpreendeu era o nome do primeiro homem, entre esses nomes estão: Adamu, Adime, Adapa, Adumuzi, etc. Esses nomes se assemelham muito com a grafia hebraica “Adam”.
Na Mesopotâmia faram encontrados vários escritos que trazem histórias parecidas com o relato da criação entre eles estão o conto de Enki e Ninhursag que foi escrito no 2º milênio a.C. em que os deuses criam o homem e depois da costela do homem faz a mulher.
Fora da Mesopotâmia, a mitologia grega conta que Prometeu criou um boneco feito de argila molhada com agua do rio e Atena soprou no boneco o espirito, o folego de vida e Zeus cria a mulher como forma de punir o homem.
O que esses relatos mostram é que Adão realmente existiu e foi o primeiro homem e muitas culturas preservaram isso, mas cada uma conta a sua versão da história e Moises escreveu o relato original.
O capitulo dois de gênesis tem sido chamado por alguns de segundo relato da criação. Para eles o capitulo 1 e 2 foram escritos por pessoas diferentes e isso levou aos dois relatos terem alguns problemas. Estes problemas são:

1.    As introduções dos dois capítulos começam referindo-se a criação então qual seria o relato original?
Gn 1:1 - No princípio criou Deus os céus e a terra.
Gn 2:4 - Eis as origens dos céus e da terra
2.    No capítulo 1 a criação foi em 6 dias mais o sábado, enquanto no capítulo 2 tudo foi criado em um só dia.
Gn 1:5,8,13,19,23; 2:1-3
Gn 2:4 – No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus
3.    A terra está coberta por água no Capitulo 1, já no capitulo 2 a terra é um deserto.
Gn 1:2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.
Gn 2:5 - não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois nenhuma erva do campo tinha ainda brotado; porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, nem havia homem para lavrar a terra.
4.    A criação envolve o cosmo com a criação do sol da lua e das estrelas no capitulo 1 (1:1, 14,15; 2:1), enquanto no capitulo 2 o relato é voltado apenas para a terra (2:5).
5.    Os animais foram criados antes do homem no capitulo 1 (1:20-25) e já no capitulo 2 o homem foi criado antes dos animais
Gn 2:7 - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.
Gn 2:18-20 - Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea. Da terra formou, pois, o Senhor Deus todos os animais o campo e todas as aves do céu, e os trouxe ao homem, para ver como lhes chamaria; e tudo o que o homem chamou a todo ser vivente, isso foi o seu nome. Assim o homem deu nomes a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
6.    Os animais fazem parte do plano cósmico da criação no capítulo 1 (1:11-31), mas no capítulo 2 eles foram criados para o homem (2:18-20).
7.    Cabe o homem governar o mundo no capitulo 1, contudo no capitulo 2 apenas o Éden.
Gn 1:28 - Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.
Gn 2:15 - Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar.
8.    No capítulo 1 o homem e a mulher são criados simultaneamente, enquanto no capitulo 2, primeiro o homem e depois a mulher.

Gn 1: 17,18 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gn 2:18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.
9.    Não se dá nomes as criaturas no capitulo 1 (1: 20-25), todavia no capitulo 2 Os animais são nomeados por Adão (2:20-23)
10.  No capítulo 1 somente Deus fala (1:3-30), mas no capitulo 2 o homem também fala (2:23)

E agora? Existem diferença sim ou não? Houve realmente uma criação? Se sim qual é o verdadeiro relato?
Infelizmente, devido ao tempo não poderemos abordar profundamente cada um desses pontos, mas trataremos alguns deles.
Primeiramente, existe um pensamento equivocado de que Gn 2 seja um segundo relato da criação. Este capitulo, na verdade, é o início do detalhamento da história da criação do mundo.
A palavra que inicia o relato de Gn 2 é a “toledote” (תלדה) que pode significar gerações ou histórias. Se essa palavra aparecesse apenas em Gn 2 poderíamos dizer que ele seria um segundo relato da criação, mas como aparece várias vezes e sempre no início de um novo relato, então ela significa uma nova fase da história.
Dessa forma, podemos dizer que de Gn 2:4-4:26 é uma única história que é dividida em três partes o detalhamento da criação do homem e da mulher, a queda do homem e Caim e Abel.
Segundo, Gn 2:5 não descreve a situação da terra antes da criação, mas o estado da terra antes do pecado. O texto segue a seguinte estrutura a terra antes do pecado, (a criação da humanidade), depois do pecado (expulsão do Éden) e consequências do pecado (Caim e Abel). E ao analisarmos os detalhes do capitulo 2:5 podemos perceber que o autor tenta se remeter ao estado antes do pecado fazendo ligação com o presente. Assim está o texto: “não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois nenhuma erva do campo tinha ainda brotado; porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, nem havia homem para lavrar a terra.” (Gn 2:5)
A palavra no original para “planta do campo” é “Siar hasader” que se refere a espinho e a brolho e uma expressão semelhante é utilizada em Gn 3:18 após a queda quando se referindo a terra Deus disse: “Ela te produzirá espinhos e abrolhos”.
A expressão “erva do campo” (2:5) é um paralelo com “erva do campo” de (3:18). A expressão “chover pela terra” (2:5) aparece novamente em 7:4 e 10-12 se referindo ao diluvio, pois a primeira vez que choveu foi no diluvio. E por fim a expressão “homem para lavrar a terra” (2:5) está se referindo a maldição do homem (3:23) porque a partir da li o homem começou a lavrar a terra.
O autor estaria dizendo o seguinte: Esta é a história de quando Deus criou os céus e a terra e nesse tempo não existia espinho e nem pragas do campo, ainda não chovia e o homem ainda não lavrava a terra e vou contar como essas coisas vieram a existir.
Outro ponto em que se baseiam os que defendem que são dois relatos da criação é o fato deles serem independentes. Contudo, os dois relatos são independentes porque o segundo detalha algo que aconteceu no primeiro. Como também aconteceu com a ida e Jacó a Padã-arã em que Gn 28:1-9 diz que Jacó foi para lá e 28:10-29:1 descreve como foi durante o percurso. Isso nos revela que o que acontece em gênesis 2 e no relato de Jacó era comum na literatura judaica. Eles diziam algo bem mais abrangente e em seguida detalhavam algum ponto.
Outros aspectos linguísticos e textuais que nos ajudaram são:

1.    A expressão idiomática “no dia” significa “no tempo ou quando” (gn2:4);
2.    O hebraico possui tempos verbais diferentes do português, pois isso a criação dos animais (Gn 2:19) pode ser interpretada como uma ação que ocorreu antes da criação do homem.
3.    O propósito do texto não era dar nomes (Gn 2:19-25), mas mostrar a Adão que ele necessitava de uma companheira e ele fica tão feliz ao ver Eva que cita a primeira poesia da bíblia (Vs 23).

O propósito de Genesis 2 é detalhar criação daquele que foi feito a imagem e semelhança de Deus e mostrar que a mulher foi um presente para o homem ao contrário das crenças de vários outros povos em que a mulher era uma espécie de castigo divino.
Deus deixou Adão nomear os animais para sentir a necessidade de uma companheira. Ele ao ver que todos os animais possuíam seus pares sentiu a falta de alguém ao seu lado. Possivelmente, Deus fez isso para que o homem desse valor a mulher, pois agora ele sabia quão triste era viver sozinho.
Deus fez Adão cair em um sono profundo e tirou dele uma costela e formou a mulher (Gn 2: 21,22) e quando viu a mulher com uma grande alegria canta a primeira poesia da bíblia “Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa (isshah), porquanto do varão (ish) foi tomada”. (Gn 2:23)
Mas o ápice deste capitulo é o verso seguinte que diz: “Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2:24). Esse é o plano original de Deus um relacionamento monogâmico e heterossexual e isso é tão importante que o próprio jesus reafirmou o relato, quando questionado sobre o divórcio, dizendo: “Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher, e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem” (Mt 19:4-6).
O apostolo Paulo vendo que homem estava se afastando demais dos planos de Deus a ponto de achar que prostituição era normal escreveu: “Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois, como está escrito: "Os dois serão uma só carne" (1Co 6:16). E o mesmo apostolo compara o mistério do relacionamento de Cristo com sua igreja ao casamento dizendo: “Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério: digo-o porém a respeito de Cristo e da igreja. Assim também vós cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher respeite o marido” (Efesios 5:31-33).

No capítulo 1 o auge dos seres criados é o homem e o auge dos dias da criação é o sábado, já no capitulo 2 o auge é a família. Portanto, o homem deve cuidar destas duas instituições, o sábado e a família, até o retorno de Jesus e a eternidade, Amém.

Referencias
https://www.youtube.com/watch?v=yi2NhEZjK0o

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